Estudantes da EEEEM Dylio Penedo, em Jacupemba, distrito de Aracruz, fizeram uma visita técnica monitorada ao Viveiro Nova Floresta. A iniciativa é das professoras Eucimaria Ribeiro Rosa e Rauliane Rodrigues Giacomin Nunes que ao trabalharem a disciplina-eletiva “Uma viagem ao mundo das profissões” incluíram a aula de campo nas atividades programadas.
A diretora do Grupo Viveiro Nova Floresta, Jacqueline Delogo Ferreira, apresentou a trajetória da empresa aos estudantes e todo o processo de produção das mudas, desde a fase de germinação, passando pela fabricação do paper pot, recipiente feito com papel 100% biodegradável que substitui o uso de tubetes e de sacolas plásticas, até a fase de comercialização do produto.
As professoras explicaram que a ideia da visita ao viveiro surgiu a partir dos objetivos elencados na temática da eletiva: conhecer as profissões, procurando auxiliar os alunos em suas escolhas, entendendo o perfil no mercado de trabalho atual, as atribuições na sociedade, a construção de identidade pessoal e o autoconhecimento.
“Nas aulas foram trabalhados vários ramos de diferentes profissões. Pensando na agricultura, optamos pela aula de campo no Viveiro Nova Floresta. A visita foi proveitosa e produtiva, e os alunos compreenderam toda a trajetória abordada pelo viveiro”, ressaltaram as professoras. Cada um dos 30 estudantes levou para casa uma muda nativa, da espécie ipê-amarelo.
“Ficamos honrados em saber do interesse da escola em conhecer a história do viveiro, como chegamos até aqui. Professores e alunos são peças fundamentais para levar à frente conceitos de sustentabilidade e educação ambiental. Não produzimos apenas mudas que tornam atividades agrícolas e florestais sustentáveis, apoiamos ações e iniciativas como estas que vem para despertar também sobre a importância da preservação ambiental, principalmente na comunidade em que o empreendimento está inserido”, comentou a diretora do viveiro.
O Viveiro Nova Floresta alcançou este ano a marca de 1,5 milhão/ano de mudas nativas contando com um leque de até 200 espécies, além de 3,2 milhões de mudas de mamão produzidas no paper pot.
Visitas agendadas
As instituições de ensino que tiverem o interesse em conhecer a tecnologia do paper pot e a forma de cultivo de mudas nativas e de mamão do Viveiro Nova Floresta, devem agendar visita no telefone (27) 99976-0019.
Por assessoria de imprensa