A ideia é identificar as sinergias e integrar atividades que contribuam com o desenvolvimento florestal nos biomas brasileiros
Com objetivo de conhecer os gargalos e iniciativas em curso, que trazem impacto social e ambiental para a cadeia de florestas plantadas, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Renata Miranda, deu início ao cronograma de visitas a empresas do setor privado florestal.
A iniciativa visa uma maior aproximação entre governo e setor produtivo de árvores cultivadas, de maneira a entender a dinâmica existente e apresentar as ações propostas no Plano Floresta+Sustentável (F+S) do Mapa. A ideia é identificar as sinergias e integrar atividades que contribuam com a construção de políticas públicas que visam o desenvolvimento florestal nos biomas brasileiros e a sustentabilidade da cadeia, em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A primeira atividade foi na Bracell, empresa brasileira produtora de celulose e celulose solúvel, que está no ranking das maiores do mundo, cujo compromisso com práticas sustentáveis se alinha às metas globais. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial da matéria-prima, sendo o terceiro produto agrícola mais exportado do país, o que evidencia a relevância internacional da produção florestal.
“Nosso país tem grande vocação e oportunidades para a expansão da cadeia de florestas plantadas em todos seus segmentos, e a Bracell é um exemplo mundial, de que é possível produzir com sustentabilidade gerando prosperidade em todo seu entorno”, comentou a secretária.
Na ocasião da visita, também foi apresentado aos dirigentes da Bracell a Rede Floresta +Sustentável, ferramenta de acesso público que vai promover a conexão entre projetos chancelados pelo Mapa e investidores que tenham compromissos sustentáveis a cumprir.
Pelo Mapa participaram, ainda, a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Lizane Ferreira e a coordenadora-geral de Desenvolvimento Florestal do Deflo, Jaine Cubas. Já pela Bracell, estiveram o diretor de Relações Institucionais, Manoel Browne, e o diretor de Operações Florestais, Mauro Kirino.
Plano Floresta+Sustentável
O Floresta+Sustentável promove ações que visam impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil para fins comerciais, com a execução da Política Agrícola para Florestas Plantadas (Decreto N° 8.375/14), estimulando a produção sustentável, a recuperação de vegetação nativa e a recomposição florestal em unidades de produção agropecuária, fortalecendo o setor e possibilitando novos arranjos produtivos.
O que são Florestas Plantadas?
Florestas Plantadas configuram uma cultura agrícola composta por árvores que são cultivadas especificamente para a produção de madeira legal, papel, celulose, carvão vegetal, chapas, painéis e outros produtos florestais. No Brasil, este setor desempenha um papel fundamental na economia, pois possui uma diversidade de espécies florestais cultivadas que são essenciais para a sustentabilidade ambiental e econômica do país.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária