Para celebrar um ano de fundação, comemorado neste mês de março, o Viveiro Nova Floresta iniciou uma campanha de doação de mudas de espécies nativas para incentivar o reflorestamento de áreas. A cada mil mudas de mamão adquiridas, o produtor recebe 10 de nativas.
Atualmente a empresa conta com um leque de até 300 espécies de mudas nativas produzidas no paper pot, feito com papel 100% biodegradável, a depender do período do ano. As mudas são produzidas a partir da coleta e seleção de sementes sadias em biomas como Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
O plantio de árvores nativas é importante para a manutenção da vida e do meio ambiente, garantindo o bom funcionamento das florestas, a sobrevivência e conforto da fauna local, a qualidade do solo e da água, o que ajuda a mitigar as mudanças climáticas.
“Nossa missão é cooperar com um futuro sustentável a partir da comunidade onde estamos inseridos, e a distribuição de mudas para o reflorestamento está entre as ações previstas na empresa para manutenção desse ecossistema”, comentou o Adriano Alves da Luz, idealizador do projeto.
Em 2023, o Viveiro Nova Floresta distribuiu mais 3 mil mudas de árvores nativas para comunidades do entorno, incluindo unidades de ensino, e durante ações organizadas por órgãos ambientais do Espírito Santo, como o ICMBio – Reserva Biológica de Sooretama-ES.
Para retirada das mudas, o produtor assinará um termo de doação sobre a responsabilidade do plantio em condições adequadas para o desenvolvimento da planta.