A Mombak, empresa brasileira que tem como objetivo construir o maior projeto de remoção de carbono do mundo, inicia hoje sua estratégia de reflorestamento de US$ 100 milhões na Amazônia, a fim de capturar milhões de toneladas de carbono por meio da restauração de grandes áreas de terra degradada com espécies de árvores nativas. Esses esforços também gerarão co-benefícios positivos para a biodiversidade, aumentando o habitat para a vida selvagem e, para a comunidade local, a partir de alternativas econômicas sustentáveis.
O caminho para que o mundo alcance a neutralidade de carbono em 2050 depende da remoção de dióxido de carbono da atmosfera na escala de bilhões de toneladas por ano1. Com a expectativa de que a demanda global por remoção de carbono supere a oferta consideravelmente, acredita-se que o valor dos créditos de remoção de carbono de alta integridade aumente drasticamente nos próximos anos.
“O valor de mercado dos créditos de remoção de carbono de alta integridade agora é suficiente para converter o reflorestamento com espécies nativas e biodiversas em uma estratégia climática escalável “, disse Peter Fernandez, CEO da Mombak. “A Amazônia, que atualmente tem 20% de seu território desmatado, precisa de nosso investimento, pois também abriga mais de 10% da biodiversidade mundial, 20% da água doce do mundo e é o sustento das comunidades locais.”
Pesquisas mostram2 que o reflorestamento é atualmente a maior oportunidade de remover carbono da atmosfera, e a floresta amazônica apresenta uma enorme oportunidade para a realização de reflorestamento.
A solução oferecida pela Mombak é única e possui três componentes principais:
- Restauração: a captura de carbono por meio do reflorestamento em larga escala de pastagens degradadas e improdutivas com uma mistura de 60 espécies de árvores nativas brasileiras e uso extensivo de regeneração natural assistida;
- Co-benefícios: a reversão da perda de biodiversidade, a promoção da melhora nos ativos das bacias hidrográficas, a geração de novas fontes de emprego e impactos sociais tangíveis nas comunidades locais; e
- Alta integridade: a preservação legal e permanente das florestas restauradas, pois as árvores nunca serão derrubadas para extração de madeira, criando um habitat de alta qualidade para a flora e fauna nativas.
Para alcançar esses resultados, a Mombak é uma empresa verticalmente integrada e se forma a partir da poderosa combinação de uma equipe experiente em pesquisa científica, produção florestal, tecnologia e finanças. Da seleção de terras à escolha de espécies de árvores a serem utilizadas para medir os ganhos de carbono e biodiversidade, o processo da Mombak emprega metodologias e técnicas inovadoras; dentre elas, a análise de imagens de satélite, imagens de drones e sensores bioacústicos. Essa combinação de profissionais altamente capacitados e ferramentas técnicas sofisticadas foi projetada para alcançar o máximo impacto em escala.
A Conservação Internacional, uma organização global sem fins lucrativos cuja missão é proteger os recursos naturais que as pessoas precisam para ter acesso a comida, água potável e um clima estável, atuará como consultora de impacto para a iniciativa inovadora da Mombak, ajudando a garantir os maiores benefícios possíveis para as comunidades, a natureza e o clima. Juntas, Mombak e Conservação Internacional irão estabelecer, medir e gerenciar critérios de impacto para garantir que os investimentos de reflorestamento da Mombak proporcionem benefícios ambientais, climáticos e sociais robustos e positivos.
“Os esforços de regeneração natural assistida, como o reflorestamento de espécies nativas, podem ser uma potência para a restauração de florestas de captura de carbono. Mas os co-benefícios dessas atividades também podem ser um divisor de águas para as populações locais”, disse Miguel Moraes, Diretor Sênior da Conservação Internacional-Brasil. “Para as pessoas que dependem da biodiversidade da Amazônia para atender às suas necessidades diárias, projetos como o da Mombak podem significar acesso a mais empregos e geração de renda, água potável e a introdução de uma cadeia de valor de restauração — todos os quais beneficiam as pessoas, a natureza, e ajudam a combater as mudanças climáticas globais.”
Steve Gretzinger, Diretor Sênior de Investimentos Florestais Inteligentes para o Clima na Conservação Internacional disse, “A Mombak está bem posicionada para restaurar a integridade ecológica em escala devido à sua equipe diversa, cada um com um histórico de sucesso em suas áreas de especialização, e ferramentas técnicas práticas e econômicas. Nossa equipe espera aplicar nossas habilidades comprovadas em contabilidade de carbono, design de conservação e engajamento comunitário, acumuladas em mais de três décadas de experiência em campo no Brasil e no mundo, para garantir que os impactos da Mombak sejam reais, mensuráveis e permanentes”.
“A riqueza do conhecimento e experiência da Conservação Internacional nas áreas de preservação e restauração nos ajudará a maximizar nosso impacto positivo, evitar armadilhas do passado e garantir a nossos clientes e investidores que estamos atuando segundo os mais altos padrões de integridade”, disse Fernandez.
A Mombak é apoiada pela Bain Capital Partnership Strategies, Kaszek Ventures, Union Square Ventures, CI Ventures e Byers Capital.
1 World Resources Institute
2 Hawken, Paul, Drawdown: The Most Comprehensive Plan Ever Proposedto Reverse GlobalWarming. 2017, PenguinBook
Sobre a Mombak
A Mombak é uma empresa brasileira que busca construir os maiores projetos de remoção de carbono do mundo, começando pelo reflorestamento da Amazônia. A equipe da Mombak combina cientistas brasileiros de restauração ecológica altamente conceituados com executivos de operações do sofisticado setor florestal comercial do Brasil, para executar o reflorestamento com espécies nativas e biodiversas em uma escala nunca vista. A Mombak foi fundada por Peter Fernandez, ex-CEO do primeiro unicórnio de tecnologia do Brasil (99), e Gabriel Silva, ex-CFO da primeira decacórnio de tecnologia do Brasil (Nubank), e opera com a velocidade e a ambição de uma startup de tecnologia.
Sobre a Conservação Internacional
A Conservação Internacional trabalha para proteger os benefícios essenciais que a natureza proporciona às pessoas. Por meio da ciência, parcerias e trabalho de campo, a Conservação Internacional está
impulsionando a inovação e os investimentos em soluções baseadas na natureza para a crise climática,
apoiando a proteção de habitats essenciais e promovendo o desenvolvimento econômico
fundamentado na conservação da natureza. A Conservação Internacional atua em 30 países,
capacitando sociedades de todos os níveis a criar um planeta mais limpo, mais saudável e mais
Fonte: Mombak
Foto: abelha.org.br